Maquina de laminação e o seu custo x benefício
A laminação é um processo de acabamento no qual um material já impresso, recebe uma camada de material plástico transparente bem fino e sem bordas. Isso é feito para acrescentar brilho ou aumentá-lo, fornecer proteção contra danos e evitar desgaste.
Uma maquina de laminação a frio é indicada para montagem sobre painéis rígidos e aplicação de dupla face e possui também rebobinador de line superior e inferior que permite com que as impressões digitais sejam encapsuladas. A maquina de laminação a frio pode fazer lâminas com diferentes tipos de materiais como:
- Vinil;
- Filmes;
- Placas de PVC;
- Máscaras de transferência;
- Polietileno com diferentes espessuras e muitos outros.
Existem diferentes processos de laminação, porém através da máquina de laminação a frio, não envolve nenhum tipo de calor, por isso o material escolhido já deve possuir uma camada de adesivo para que a máquina aplique de maneira simples o adesivo.
Como utilizar uma maquina de laminação a frio, passo a passo completo
Para um bom funcionamento da maquina de laminação a frio é necessário ajustar a pressão do cilindro. Ao colocar a pressão, o ajuste deve ser feito aos poucos, até que a peça se solte. Esse procedimento deve ser feito em todos os lados da máquina.
Após o ajuste da maquina de laminação a frio, o material escolhido para ser laminado deve ser inserido, para logo em seguida o pedal de comando ser pressionado, acionando assim o motor. Nesse momento, o material passa a ser laminado pela maquina de laminação a frio.
Vantagens no processo de laminação com a maquina de laminação a frio
Um processo de laminação traz muitas vantagens aos materiais escolhidos para aplicação do adesivo. A durabilidade do material será muito maior no produto escolhido para ser aplicado, assim como o realce dos brilhos e das cores. A maquina de laminação a frio também otimiza o tempo de trabalho e produção desses materiais, fazendo com que as lâminas produzam mais em um menor período de tempo, o que só tem a somar para o custo x beneficio do cliente ou empresa.