Laminação continua garante rapidez no processo de laminação
A laminação continua é um processo utilizado para produzir painéis em um reforço combinado com resina e preso entre 2 filmes plásticos. Ela elimina a etapa de laminação a quente.
O processo de laminação continua é muito utilizado hoje em dia e advém da solidificação do alumínio entre 2 cilindros refrigerados por água e circulam em torno de seu eixo. O resultado é uma chapa com forma retangular e com uma espessura de 6mm. Feito isso, a chapa é enrolada e resulta em um produto similar ao produzido pela laminação a quente, com a grande diferença de apresentar uma estrutura robusta de fusão muito especial por conta do refinador de grão utilizado no vazamento.
A laminação continua é muito utilizada na produção de:
- Painéis contínuos;
- Corrugados;
- Lisos;
- Translúcidos;
- Opacos.
Como funciona a laminação continua?
O trem de laminação continua possui uma máquina de soldagem e um rolo tensor acumulador em sua entrada que une bobinas sucessivas de material laminado a quente decapado. Este processo acaba por resultar em um laminador de grande escala. Ele pode ser completamente automatizado para produzir com muita qualidade sob condições operacionais estáveis.
Confere elevada eficiência à laminação continua e é usado na produção de uma ampla gama de tipos de aço, passando materiais de construção em geral até materiais de alta qualidade para painéis de veículos e outras finalidades.
Durante a laminação continua, as gaiolas são posicionadas lado a lado e gera enormes benefícios no resultado final, produção e excelente custo-benefício. O espaçamento curto entre os cilindros leva a perdas mínimas de temperatura durante o passe, que reduz o consumo de energia e de cilindro. Aqui, grandes seções de tarugos podem ser utilizados.
Laminação continua a quente
A laminação continua a quente envolve um moinho de rolamento do aço a uma alta temperatura (acima de 1700 ° F), bem acima da temperatura de recristalização do aço. Quando o aço é acima da temperatura de recristalização, que pode ser moldado e formado de modo simples, e o aço pode ser feito em tamanhos muito maiores. Esse tipo de aço é muito mais barato que o aço laminado a frio já que muitas vezes não existe atraso no processo e não precisa que o aço seja reaquecido. Quando o aço esfria, acaba encolhendo ligeiramente, dando menos controle sobre o resultado do produto acabado.